5 dicas para as micro e pequenas empresas do ramo PET

Diferente das grandes empresas, o pequeno empresário enfrenta alguns desafios na hora de escolher quais caminhos seguir para alavancar seu negócio através do Marketing.
Com poucos recursos, e muitas vezes pouco entendimento no assunto, o empresário acaba optando em contratar o serviço de uma empresa terceirizada para propagar a sua marca através dos mais diversos canais existentes no mundo de hoje.
Acontece que para o crescimento acontecer de forma orgânica, se faz necessário, por parte do empresário, seguir algumas dicas. São elas:
#1: Entenda suas oportunidades
Descubra quem é o seu cliente, o que ele busca e quais são as expectativas com relação ao seu produto ou serviço.
Quando eu digo “descubra o seu cliente” eu não quero dizer que você precisa saber o sexo, a faixa etária, cidade onde mora, enfim. O desafio aqui é descobrir quem é a “Maria” e quais motivos a levam consumir aquilo que você vende.
Isso vai permitir que você, não só aprimore ainda mais seu produto ou serviço, como lhe garante a oportunidade de criar novos produtos ou serviços também.
#2: Tenha objetivos claros
É muito comum observarmos empresas que mudam de estratégia a cada minuto, quando na verdade o que precisariam é mudar de objetivo.
Você pode fazer um planejamento de marketing, ou o bom e velho excel. O importante, aqui, é definir qual o posicionamento da empresa (como ela quer ser vista), estabelecer metas para cada objetivo e montar um plano de ação, com direito à cronograma e responsáveis.
#3: Mensure os resultados
Você só consegue saber se houve evolução quando há comparação com resultados anteriores. Acho válido deixar claro aqui que é fundamental que você não tente “mascarar” os resultados. Nesta hora, mais vale um resultado ruim do que um resultado que não existe. A cada evolução comparado ao período anterior, mais próximo da meta você se encontra.
#4: Busca referências da empresa que resolver contratar
Ninguém melhor do que outros clientes para tornar evidente a promessa que empresas e profissionais de Marketing fazem para as empresas.
#5: Seja participativo nas decisões
Lembre que, mesmo terceirizando o serviço, a empresa continua sendo sua, e ninguém melhor do que você para participar ativamente das ações. O envolvimento faz com que o relacionamento de vocês se torne mais próximo e, quando há sinergia, a empresa terceirizada conseguirá captar a sua essência de forma muito mais assertiva.

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